InícioJornal Aciaja - Edição 29Aciaja comemora 86 anos com palestra sobre o novo eSocial para empresas

Aciaja comemora 86 anos com palestra sobre o novo eSocial para empresas

No dia 31 de janeiro de 2018 a Associação Comercial, Industrial e de Agronegó- cios de Jaboticabal completou 86 anos de vida. Para comemorar esse marco e celebrar seu papel no apoio e fortalecimento da classe produtiva local, a Aciaja promoveu a palestra ESocial – uma nova fase nas relações de trabalho.

O evento contou com a abertura do diretor adjunto da Aciaja, Helio César Vieira da Costa, que reforçou o papel da associação no apoio aos empresários. “Hoje, no aniversário de 86 anos da associação, trazemos a Jaboticabal um evento totalmente gratuito que é fundamental para auxiliar as empresas a se adaptarem ao novo sistema de envio de informações trabalhistas”, afirmou. Executivo de Recursos Humanos há mais de 35 anos, o palestrante Odair Fantoni falou sobre os desafios para as empresas de se adaptarem ao novo sistema do eSocial.

“Desde janeiro, todas as empresas com faturamento superior a R$ 78 milhões em 2016 já estão obrigadas a prestar informações via eSocial. A partir de julho deste ano, todas as demais empresas já deverão estar enquadradas”, destacou Fantoni.

Segundo o palestrante, são mais de duas mil informações que devem ser prestadas ao governo, como os treinamentos obrigatórios. “Nas normas regulamentadoras constam mais de 147 tipos diferentes de treinamento obrigatórios, e sabemos que boa parte das empresas, dos estabelecimentos comerciais, não têm esses treinamentos realizados”, reforça.

“As empresas agora têm de colocar a casa em ordem. Essa unificação do envio das informações sobre colaboradores foi feita também para fortalecer a fiscalização trabalhista”, completou o palestrante.

13 tarefas prévias para sua empresa se preparar para o eSocial

Autor do livro E-social Fácil, Odair Fantoni lembrou que o prazo para as empresas se prepararem para o E-social já está se esgotando. Para auxiliar no processo de adaptação ao novo sistema, ele indica que as empresas executem 13 tarefas prévias ao E-social. Confira:

Aciaja - Esocial