Notícias

InícioNotíciasACIAJA comemora 88 anos de empreendedorismo

ACIAJA comemora 88 anos de empreendedorismo

“Chegou a vez do Brasil do futuro? Expectativa para o ambiente de negócios”. Este foi o tema da palestra ministrada por José Antonio Rossato Junior, presidente da Coplana – Cooperativa Agroindustrial, no dia 6 de fevereiro, no evento de comemoração dos 88 anos da ACIAJA.

Fundada em 31 de janeiro de 1932, a Associação Comercial, Industrial e Agronegócios tem uma trajetória marcada pela defesa do desenvolvimento das empresas de Jaboticabal, atuando fortemente na união dos empresários locais, identificação de oportunidades de negócios e articulação com governos e segmentos da sociedade, visando à geração de empregos e renda. Desde sua criação e ao longo dos anos foi conduzida por uma visão empreendedora, aliada às competências e à expertise de cada empresa que compõe seu quadro social.

Após a apresentação de um vídeo sobre a representatividade da Associação, o presidente Maurício Palazzo Barbosa agradeceu a todos pela presença e ratificou a importância do fortalecimento das empresas para o desenvolvimento do município. “São 88 anos de muito trabalho na representação do setor produtivo da nossa sociedade. Nossos projetos não param. Pretendemos seguir rumo ao centenário, agregando cada vez mais valor aos segmentos que representamos, ajudando no crescimento de Jaboticabal e do Brasil”, comentou.

O prefeito José Carlos Hori fez um breve discurso sobre a importância da ACIAJA para a comunidade. “É notório que esta instituição quase centenária acrescenta muito ao nosso município. Sua grande missão é agregar valores e, neste sentido, a inclusão do agronegócio, há mais de uma década, veio somar ainda mais. Sentimos orgulho não só da Associação, mas do agronegócio, que levou Jaboticabal a ser Capital do Amendoim”, considerou Hori.

Palestra

Brasil: chegou a vez do país do futuro? Expectativas para o ambiente de negócios

O objetivo da Diretoria da ACIAJA, com a palestra de José Antonio Rossato Junior, presidente da Coplana – Cooperativa Agroindustrial, foi trazer uma abordagem ampla sobre economia, com uma visão da iniciativa privada e classe produtiva.

Rossato fez uma análise sem distinções partidárias, levando em consideração o Brasil como nação, trazendo sua visão não como especialista em economia ou política, mas como empresário. “Estamos vivendo um momento de amadurecimento de instituições brasileiras. O momento é positivo, com muitas oportunidades para o País”, afirmou.

Sobre o setor produtivo, Rossato reafirmou o protagonismo do agronegócio. “A região de Jaboticabal é privilegiada diante da resseção econômica pela qual o Brasil passou. Também sentimos a crise, porém bem menos que outros municípios e regiões que não tinham um agronegócio pujante como o nosso. Recentemente, tivemos um dado divulgado pela Acirp (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), que revela que 70% das exportações da região são do “agro”, sendo 5% provenientes do amendoim e 12% da soja, culturas que estão dentro de Jaboticabal e dos municípios vizinhos”, comentou.

Sobre o ano de 2020 como regra geral, o palestrante falou de uma mudança importante na diretriz econômica. “Houve tempos em que a política ditava a economia, agora é o contrário. A economia é que apresenta suas demandas. O índice de confiança tem um crescimento lento, mas sólido. Os juros atuais criam um ambiente favorável para investimento. E há necessidade de evolução na geração de empregos e renda”, pontuou o palestrante.

Compartilhar

Escrito por

O autor não adicionar qualquer informação a seu perfil ainda

Deixe um comentário