Notícias

InícioNotíciasACIAJA reconhece o valor de historiadores de Jaboticabal

ACIAJA reconhece o valor de historiadores de Jaboticabal

“Acontecimento não registrado é história esquecida”. A frase é do professor e historiador Antônio Pascoal André, durante o evento “Valores da Nossa História”, promovido pela ACIAJA, no último dia 30 de outubro.

Junto com o professor André, receberam a homenagem por seu trabalho de preservação da memória de Jaboticabal, os historiadores Zina C. Bellodi, Luiz Carlos Beduschi e Dorival Martins de Andrade. Além de obras individuais, eles são responsáveis pelos fascículos “Personagens da História de Jaboticabal”, trabalho que exigiu enorme dedicação está sedo reconhecido por escritores e pesquisadores ilustres de todo o Brasil. Entre eles, o escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, membro da Academia Brasileira de Letras, que elogiou os fascículos em dois artigos, um deles publicado no jornal O Estado de São Paulo.

A homenagem foi aberta pelo presidente da Associação, Maurício Palazzo Barbosa, que destacou a importância do reconhecimento a pessoas que estão mantendo viva a história de Jaboticabal. “Parabéns por este trabalho feito de forma humilde e voluntária. Agradeço, em nome da Diretoria da ACIAJA, pelo que fizeram e vêm fazendo pela memória de Jaboticabal. Que este trabalho continue, já que sabemos o interesse que move vocês: unicamente o de preservar a nossa história”, disse Maurício, em consonância à frase de Emília Viotti da Costa, historiadora brasileira: “um povo sem memória é um povo sem história. E um povo sem história está fadado a cometer, no presente e no futuro, os mesmos erros do passado”.

O vereador Dr. Edu Fenerich, representando a Câmara de Jaboticabal, também parabenizou os historiadores, que receberam ainda as considerações do vice-prefeito Vitório de Simoni. Vitório destacou o valor dos homenageados lembrando a célebre frase de Carlos Drummond de Andrade: “historiador é aquele que ressuscita o tempo”. O evento prosseguiu com a entrega das placas de homenagem pelo presidente da ACIAJA e pelos diretores Nelson e Arthur Dória Guzzo, além do vice-prefeito.

Leia mais >

Compartilhar

Escrito por

O autor não adicionar qualquer informação a seu perfil ainda

Deixe um comentário