InícioJornal Aciaja - Edição Especial | Eleições 2016Eleições 2016 – Mirian Baccarin e Nelson Roberto Barbieri

Eleições 2016 – Mirian Baccarin e Nelson Roberto Barbieri

Qual é o caminho para o desenvolvimento de Jaboticabal?

Mirian Baccarin

É Engenharia Agronôma formada pela Unesp de Jaboticabal com Mestrado pela Esalq. Foi professora no Colégio Agrícola de Franca. É funcionária concursada do Fórum de Jaboticabal há 30 anos. Participou do Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – CONSEA. Foi Vereadora em Jaboticabal. Presidiu o Fundo Social de Solidariedade na administração de José Giacomo Baccarin. Criou o grupo Lazer na 3ª Idade.

Nelson Roberto Barbieri

É agricultor e produtor de goiaba. Formado em Ciências Econômicas pela Faculdade Moura Lacerda de Ribeirão Preto. Foi presidente e Conselheiro do Jaboticabal Atlético. Trabalhou n a Construção do Conjunto Poli Esportivo com inauguração no ano de 1993. Administrou o Poliesportivo. Ligado à comunidade católica.

Partido: PT
Número: 13
NÃO TEM COLIGAÇÃO

Aciaja
– Por que se candidatar à Prefeitura de Jaboticabal?

Mirian Baccarin – Um dos motivos é o carinho que tenho pela cidade e pela população de Jaboticabal. Outro motivo é que entendo que Jaboticabal merece uma administração mais dedicada e com maior determinação. Temos que ter maior capacidade de diálogo com todos os segmentos sociais da cidade e executar as ações públicas pensando no bem da maioria e não direcioná-las para um ou outro grupo. É fundamental que as ações sociais sejam priorizadas, na saúde, educação, promoção social. Acho que a experiência que acumulei em atividades públicas, bem como o apoio de minha família, será fundamental para ser uma Prefeita a altura das atuais necessidades de Jaboticabal.

Aciaja – Qual a situação real da dívida do município e quais as medidas para saná-la?

Mirian Baccarin – Não se resolve problemas financeiros cortando-se os gastos sociais. Fiquei muito triste quando vários projetos de nossas Entidades de Assistência Social foram interrompidos pela gestão atual no segundo semestre de 2016. Enfrentaremos os problemas financeiros com melhor planejamento dos gastos e com um forte corte nos cargos em confiança da Prefeitura. Se apostarmos na maior coesão e dedicação da equipe administrativa, podemos fazer mais com menos gastos.

Aciaja – O que considera o principal desafio para o próximo prefeito do município?

Mirian Baccarin – São vários desafios. Um que merece ser destacado é o problema de saúde pública. Em meu entendimento, faltou melhor gerenciamento ao Sistema Municipal de Saúde. Por exemplo, a Unidade de Pronto Atendimento está sobrecarregada com consultas que deveriam ser feitas na Rede Básica, nos CIAFs. Além de tratar das pessoas, quando elas adoecem, temos que trabalhar com mais afinco na prevenção de doenças.

Aciaja – Quais são os principais aspectos de seu programa para o desenvolvimento econômico do município?

Mirian Baccarin – Voltamos a ter um problema grave no abastecimento de água, temos que resolvê-lo, assim como é necessário melhorarmos as ligações viárias entre as regiões da cidade. Além disso, a Prefeitura pode colaborar com os investimentos privados em vários setores de nossa economia, com capacitações, assessorias, compras públicas feitas no município, diminuição de burocracia e do tempo necessário para abertura de empresas, entre outras ações.

Aciaja – Qual é a sua pauta para a criação de um ambiente de empreendedorismo em Jaboticabal?

Mirian Baccarin – Temos a felicidade de contar em nossa cidade com quatro cursos superiores em Administração, com alunos e professores que podem ajudar a disseminar vários conhecimentos para a gestão privada dos negócios. Temos que revitalizar a incubadora de empresas e dar condições de funcionamento ao distrito industrial. Há muita gente querendo abrir um novo negócio em nossa cidade, em todos os ramos da economia. A Prefeitura pode contribuir para isso e fazer nossa economia mais pujante e com mais oportunidade de emprego.