Notícias

InícioSem categoriaInstituto de Pesquisas de Jaboticabal comemora um ano levantando informações para o setor produtivo

Instituto de Pesquisas de Jaboticabal comemora um ano levantando informações para o setor produtivo

A ACIAJA realizou, no dia 31 de outubro, evento de comemoração de um ano de fundação do Instituto de Pesquisas de Jaboticabal – IPEJA, no salão nobre Nilo de Stéfani, na sede da ACIAJA.

O Instituto apresentou os resultados de pesquisas já realizadas ao longo de um ano de atividade, como o mapeamento das indústrias locais, pesquisa sazonais sobre preços (Volta às Aulas, Páscoa e Dia das Crianças) e Pesquisa de Qualidade de Vida em Jaboticabal, que registrou a nota média da população de 6,52, numa escala que vai de um a 10.

A diversificação e expansão das pesquisas – na fundação do IPEJA eram previstos apenas os mapeamentos setoriais – representam um salto em relação ao objetivo inicial de lançamento do Instituto.

Para 2016, já está prevista a pesquisa de preços sobre produtos natalinos. Além disso, será feito um trabalho sobre as expectativas de comportamento do consumidor, para identificar como ele pretende utilizar o 13° salário neste fim de ano.

Em 2017, o IPEJA deve implantar pesquisa para divulgar os índices da Cesta Básica em Jaboticabal. Para o setor produtivo, o Instituto deve finalizar o mapeamento dos setores de serviços e agronegócios – a pesquisa do setor de comércio, em andamento, deve ser finalizada ainda este ano.

A criação do IPEJA veio de encontro à necessidade do setor produtivo de Jaboticabal de contar com números mais precisos de sua economia, para estabelecer estratégias mais assertivas para o desenvolvimento dos segmentos comercial, industrial, de serviços e agronegócios locais.

“A pesquisa é um instrumento matemático que verifica a realidade do momento e direciona melhor as iniciativas do segmento, para atender melhor o interesse dos consumidores e dos empresários”, afirmou o Dr. Edu Fenerich, Presidente da Câmara de Vereadores de Jaboticabal.

“Percebemos que os empresários que nos procuravam tinham dificuldade de conseguir algumas informações, como mão de obra qualificada para melhorar seu negócio. O IPEJA parte de uma ideia existente na Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto – ACIRP, que atua como parceira do projeto, auxiliando na superação das dificuldades iniciais de projetos desse tipo”, disse o secretário de Indústria, Comércio e Turismo de Jaboticabal, Sérgio Nakagi.

“O Instituto está comemorando um ano, e precisamos do apoio do setor empresarial para que ele continue em atividade. O IPEJA é fundamental para desenvolvimento do setor produtivo da nossa cidade, para decidir estratégias de negócio, como o momento de produzir”, afirmou Arthur Guzzo, empresário e Presidente da ACIAJA.

Pesquisador responsável pelo IPEJA e Professor Doutor da Unesp de Jaboticabal, Adriano Reis Lucente avalia que o atual momento do IPEJA supera as expectativas do início do projeto. “Ampliamos muito aquilo que foi projetado. A partir de uma base de dados, demos andamento a pesquisas com cada setor econômico, pesquisas sazonais e de qualidade de vida. Também melhoramos nosso espaço de trabalho, adquirindo novos equipamentos”, completou.

“Os objetivos do Instituto foram atingidos e, de certa forma, superados, pois no início tínhamos como objetivo apenas as pesquisas setoriais, mas pudemos incluir estudos sobre o preço de produtos característicos de períodos sazonais, como Páscoa, Volta às Aulas, Dia das Crianças e Natal. Para os próximos anos pretendemos dar continuidade e ampliar as pesquisas, para criarmos dados e séries históricas e comparar os resultados anuais”, afirmou Caio Cesar Barboza, pesquisador do IPEJA.

O evento contou com a palestra do Economista da ACIRP, Gabriel Couto, que abordou os cenários econômicos nacionais e regionais. Ele também falou sobre a importância do instituto para a economia de Jaboticabal. “É importante uma entidade como o IPEJA para se ter uma ideia global do cenário econômico do município. Para o empresário, é muito bom poder contar com um instituto de pesquisas, para se preparar melhor para os desafios que cada setor apresenta”, avaliou.

Para contratar os trabalhos do Instituto e fazer uma cotação para realização de pesquisas, entre em contato com a Aciaja pelo telefone 16-32020315.

Compartilhar

Escrito por

O autor não adicionar qualquer informação a seu perfil ainda

Deixe um comentário