InícioJornal Aciaja - Edição 26Investimento em mobilidade urbana e trânsito definirão a Jaboticabal do futuro

Investimento em mobilidade urbana e trânsito definirão a Jaboticabal do futuro

A mobilidade urbana e o trânsito são elementos capazes de estruturar o desenvolvimento e definir o futuro da cidade. Por isso, a Associação Comercial, Industrial e de Agronegócios de Jaboticabal propôs ao Fórum das Entidades de Jaboticabal o início das discussões sobre esse complexo sistema, composto por infraestrutura urbana, normas jurídicas, organizações e procedimentos de fiscalização e controle do uso da infraestrutura, por serviços de transporte de passageiros e cargas, mecanismos institucionais, regulatórios e financeiros de gestão estratégica.

O objetivo é formatar a proposta para implantação e melhoria dessa Política Pública que está presente na seção XII e XIII do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano, que estabelece o plano diretor de transporte e mobilidade urbana.

As entidades reunidas no Feja defendem a criação de contas específicas para supervisão e gestão pelo Comutran, com o objetivo de sustentação, implementação, conservação, investimento e melhorias em cada área de atuação, com controle de eficiência, custos e despesas. “Todos os projetos poderão ser feitos via concurso aberto ao pú- blico favorecendo e valorizando os arquitetos de nossa cidade, através de uma parceria com a Associação Regional de Engenharia – AREA”, ressalta o presidente da Aciaja.

Confira algumas das propostas do FEJA para o futuro do trânsito na cidade

ÁREA AZUL
Será administrada em conta separada com recursos direcionados para a gestão de todo o complexo que abrange a área azul. Isso permitirá a contratação de fiscais, equipamentos, ferramentas e investimento.

SISTEMA DE MULTA AUTOMÁTICA
Dispensa a presença da polícia ou de agente de trânsito, com emissão do cartão de área azul para os veículos parados por meio de sistema integrado via aparelho smartphone, onde o tíquete já sai preenchido com os dados do veículo e foto do local, com cobrança automática.

SISTEMA DE GESTÃO ON-LINE
Os próprios agentes são monitorados pelo chip do aparelho e seu desempenho medido diariamente.

APOIO DAS FORÇAS POLICIAIS PARA FISCALIZAÇÃO E MULTA NA ÁREA AZUL

VAGAS ESPECIAIS
Demarcação de vagas para idosos, gestantes e deficientes, também cobradas. Respeito à proporcionalidade legal que destina 3% do total de vagas para essa finalidade.

DEMARCAÇÃO POR QUARTEIRÃO DE CARGA E DESCARGA
Sempre do lado esquerdo da via para que os lojistas possam receber suas mercadorias. Essas vagas não poderão ter outra finalidade.

PROIBIÇÃO DE ESTACIONAMENTO DUPLO
Estudar a possibilidade de que, em pelo menos duas ruas, tanto horizontal quanto vertical, seja proibido o estacionamento do lado direito para que o trânsito possa escoar.

MELHORIA DOS SEMÁFOROS E SUA URGENTE SINCRONICIDADE

DEMARCAÇÃO DE ROTAS E PROIBIÇÃO DE VEÍCULOS PESADOS

MAIS VAGAS DE ESTACIONAMENTO
Ampliar a oferta de estacionamento na área central, criando políticas de incentivo para sua implantação.

PRAÇAS E ÁREAS VERDES
Criar projeto nas praças centrais, revi – talizando-as e implantando calendário anual para ordenamento da presença de ambulantes. A ocupação da praça deve atender à harmonia arquitetônica, sendo dotadas de iluminação e banhei – ros públicos. Usar os parques, bosques e áreas ver – des em consonâncias com as legisla – ções federais e municipais inseridas no plano diretor, com implantação de ciclofaixas, pistas de caminhada e aca – demias ao ar livre. Criação de projeto de bicicletário nas praças centrais incentivando o uso de bicicletas no centro, com concurso de projeto com parceira com a Associação Regional de Engenharia – AREA de Jaboticabal.

LIMITAÇÃO DO TRÁFEGO
Criação de perímetro para limitar o trá – fego pesado na área central, compreendendo a Rua Juca Quito, Rodovia Briga – deiro Faria Lima, Avenida Doutor Fontes e Avenida Major Novaes.

IMPLANTAÇÃO DO CALÇADÃO

ACESSIBILIDADE
Rebaixamento de guias de esquinas e sinalização de faixa de pedestre em todas essas esquinas.

TERMINAL DE ÔNIBUS URBANO
A ser implantado próximo ao mercado municipal com intercâmbio entre as demais praças centrais, desafogando e limitando o translado de ônibus no centro, onde haverá restrições.

CRIAÇÃO DE ANEL VIÁRIO

CRIAÇÃO DE UMA AVENIDA MARGINAL PARALELA À RUA COMENDADOR JOÃO MARICATO

PONTE NO LAGO DO PAÇO MUNICIPAL
Nova alça de acesso permitirá maior fluência no trânsito.

PEDÁGIO ENTRE LUSITÂNIA E JABOTICABAL
Para coibir o trânsito de carretas pelas ruas da cidade, trazendo prejuízos à saúde, segurança, asfalto, energia e fiação de rede e telefonia.

CRIAÇÃO DE ROTA RESTRITA PARA OS VEÍCULOS PESADOS QUE CORTAM A CIDADE

“Defendemos a criação do Conselho Deliberativo – Comutran, para que faça a gestão e a fiscalização das arrecadações e do destino dos recursos para a melhoria contínua do transporte e da mobilidade urbana e da estruturação do sistema viário”, Arthur Dória Guzzo