InícioJornal Aciaja - Edição 29IPJAB faz levantamento de preço de produtos de listas de material escolar

IPJAB faz levantamento de preço de produtos de listas de material escolar

Itens para volta às aulas apresentam até 125% de diferença de preço.

O Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPJAB) realizou, em janeiro, a pesquisa Volta às Aulas. O levantamento reuniu preços de 17 itens de listas de material escolar, como lápis, caneta, borracha e estojo. Dentre os produtos levantados, a maior diferença de preço encontrada ficou por conta do estojo liso com um repartimento: 125%. No estabelecimento mais barato, ele foi encontrado por R$ 3,95. Já no mais caro, o consumidor pagava R$ 8,90 pelo mesmo produto.

Além disso, a tesoura escolar também apresentou grande variação (100%), bem como o giz de cera tamanho pequeno (com 15 unidades) – 57,41% de diferença, e o lápis preto redondo (50%). Na outra ponta, produtos como caneta hidrográfica, caderno brochurão e papel A4 (pacote com 500 folhas) apresentaram diferença de preço menor que 10% entre o estabelecimento mais caro e o mais barato.

A pesquisa apontou ainda que, na média, o valor total da lista escolar está mais barato este ano em relação a 2016 e 2017. Além disso, a diferença de preço de todos os produtos somados entre a lista mas cara e a mais barata está menor que nos dois anos anteriores.

2016 2017 2018
LISTA MAIS CARA R$ 222,00 R$ 238,90 R$ 198,75
LISTA – VALOR MÉDIO R$ 188,44 R$ 206,98 R$ 180,50
LISTA MAIS BARATA R$ 162,60 R$ 181,45 R$ 162,70

Confira o depoimento de quem já contratou nossas pesquisas

“Fomos muito bem atendidos por toda equipe IPJAB. A abordagem e a apresentação inicial [briefing e planejamento] foram muito bem executadas pela equipe; normalmente as empresas do segmento de pesquisas não dão muita atenção para as empresas pequenas, mas, no caso do IPJAB, nos foi dado todo o suporte necessário em todas as partes da pesquisa, oferecendo uma proposta personalizada e que cabia em nosso orçamento, sem perder a qualidade nos serviços prestados.”
Marcos Felipe da Silva – S&J Folheados

“A equipe do IPJAB é extremamente comprometida em prestar um atendimento de excelência antes, durante e após a realização da pesquisa. Seu maior diferencial está em informar, frequentemente, qual a etapa da demanda está sendo executada. Facilidade de contato com seu representante e sugestões inovadoras também são outros dois pontos que a fazem se destacar das demais opções do mercado.”
Unimed Jaboticabal