InícioNotíciasMais um ano de IPJAB

Mais um ano de IPJAB

Pesquisa de qualidade contribui com desenvolvimento do município

O Instituto de Pesquisas de Jaboticabal (IPJAB), criado na gestão de Humberto Montans Bellodi, em 2015, teve sua continuidade na gestão de Arthur Dória Guzzo e chega ao seu quarto aniversário sob a presidência de Maurício Palazzo Barbosa.

O presidente da ACIAJA parabenizou toda a equipe pelo significativo trabalho. “Nós sabemos que a dedicação e comprometimento da equipe foram fundamentais para este trabalho. Agradeço a todos e em especial ao diretor coordenador do IPJAB, Paulo Henrique Bellingieri, um dos principais responsáveis por trazer o Instituto ao seu quarto ano com resultados positivos. Agradeço também aos diretores da ACIAJA: Arthur Fernandes Machado, Lucas Souza Ramos Neto e Rafael da Silva Ijanc, que neste ano de 2019 começaram a fazer parte da diretoria do IPJAB”, afirmou Maurício Palazzo Barbosa.

Dentre os vários objetivos do instituto, destaca-se o desenvolvimento de pesquisas de qualidade sobre a realidade econômica e social do município. E é com este trabalho que o Instituto oferece ferramentas para a formulação, acompanhamento e avaliação de políticas públicas, com resultados no desenvolvimento dos diversos segmentos da atividade produtiva.

As metodologias utilizadas são modernas e adequadas a cada necessidade, com pesquisas voltadas para todos os setores da economia: comércio, indústria, agronegócio e serviços. Ressalta-se a realização de pesquisas sazonais em datas importantes como Volta às Aulas, Páscoa, Dia das Crianças, Natal, entre outras, e também as pesquisas socioeconômicas como as de Preços de Combustíveis, Índice do Custo da Cesta Básica (ICCB) e Índice de Confiança Empresarial (ICE).

“Nosso foco é oferecer informações relevantes e necessárias a Jaboticabal, contribuindo com o empresariado, a população, os governos e a sociedade de forma geral. Isto somente foi possível com o apoio incondicional de todos os presidentes, diretores e colaboradores da ACIAJA, que acreditaram no sucesso do projeto desde o início”, afirma o Prof. Dr. Adriano dos Reis Lucente, docente da FCAV/Unesp Jaboticabal, coordenador responsável pelo projeto. O professor também destaca o trabalho da universidade. “Agradeço à atual equipe de alunos da Unesp e também às anteriores, que trabalharam no projeto. Esse é um importante papel do IPJAB: um grande espaço de aprendizado para os futuros profissionais e gestores de empresas”, conclui.