InícioJornal Aciaja - Edição MarçoNatal Encantado – Campanha que uniu entidades associativas apresenta seus resultados

As notícias que vinham da imprensa e dos organismos financeiros previam um Natal com queda brusca nas vendas, falta de recursos para a decoração natalina e uma concorrência desleal com grandes centros de comércio regional. Todos os cenários apontavam um final de ano sombrio para o setor comercial.

Para driblar essas adversidades, Aciaja, CDL, Sincomércio e Senac se uniram para promover a campanha Natal Encantado, voltada para estimular as vendas no comércio do município e criar um ambiente propício para as compras.

A receptividade à campanha foi muito positiva por parte dos comerciantes. Foram 128 lojas participantes, além de 9 empresas de outros setores, totalizando 137 estabelecimentos que aderiram à campanha.

Para incentivar o consumo local, foi criada uma moeda própria para o nosso comércio – o Noel, utilizada exclusivamente nas lojas participantes da campanha.

“O Natal Encantado veio para ficar e as parcerias entre as entidades estão mantidas para 2017. Tanto Aciaja, quanto CDL, Sincomércio e Senac compreenderam a necessidade de criar um mecanismo para estimular o consumo local, em vista das dificuldades econômicas do período”, afirma o Presidente da Aciaja, Arthur Dória Guzzo.

Para decorar o comércio, as lojas adquiriram vasos com jabuticabeiras que enfeitaram as ruas. Além disso, a campanha também promoveu o Concurso de Decoração, patrocinado pela Unimed de Jaboticabal, que ofereceu prêmios em Noel aos estabelecimentos mais bem decorados.

A campanha realizou, ainda, o Natal Solidário, que arrecadou brinquedos e mantimentos para serem doados a instituições assistenciais do município.

“O Natal Encantado foi um aprendizado muito grande para nós, e o resultado foi bastante positivo. Temos a certeza que podemos fazer muito mais com planejamento e tempo adequados de preparação da campanha”, finaliza Arthur.

NATAL ENCANTADO Campanha que uniu entidades associativas apresenta seus resultados

Decoração e Espírito Natalinos

O Natal Encantado incentivou a aquisição de vasos com jabuticabeiras para que cada estabelecimento colocasse em frente à sua loja, dando uma nova cara ao comércio local. A adesão foi grande, com 70 vasos adquiridos, e as ruas da cidade ganharam um novo aspecto em termos de decoração.

Além disso, o Senac patrocinou a montagem de uma árvore de Natal na Praça Nove de Julho, junto a outros objetos de decoração. Cada apoiador e participante da campanha teve seu nome colocado na árvore. Também realizou cursos gratuitos para os lojistas de vitrinismo e pratos típicos de fim de ano.

Confira todos os números da decoração de rua do Natal Encantado:

• 55 guirlandas
  • 1 árvore de 3 metros
  • 40 presentes
  • 3 mesas
  • 12 banquinhos
  • 2 tapetes de banners
  • 1500 saquinhos de TNT com doces
  • 50 pessoas envolvidas na produção

Materiais reciclados:

• 110 cápsulas de café
  • 3 mil garrafas PETs
  • Locais decorados: Postes da Avenida Pintos e Rua Rui Barbosa Praça Nove de Julho

Sorteios diários em Noéis

Nas três semanas que antecederam o Natal, a Campanha realizou sorteios diários de prêmios em Noel, além de um sorteio final no dia 27 de dezembro. Ao todo, os prêmios somaram R$ 30 mil em Noéis, distribuídos aos 100 consumidores sorteados. Puderam concorrer as pessoas que compraram nas lojas participantes e preencheram o cupom de sorteio.

Concurso de Decoração

O Concurso, patrocinado pela Unimed de Jaboticabal, premiou as lojas com as melhores decorações de Natal. Fora R$ 500 em Noéis para o primeiro lugar, 300 para o segundo e 200 para o terceiro. A avaliação foi feita por um júri especializado e contou, ainda, com a votação do público pela internet. Em primeiro lugar ficou a Laçarotte Casa, seguida da Kelp e da Rei Modas, em segundo
e terceiro, respectivamente.

Natal Solidário

Durante a campanha Natal Encantado, oito estabelecimentos viraram pontos de arrecadação de brinquedos e mantimentos para serem doados a instituições assistenciais. E no dia 18 de dezembro, foi realizado o Natal Solidário, um grande evento de música, dança e outras apresentações, com a presença especial do ator Murilo Meola, da novela Cúmplices de um Resgate.

Centenas de pessoas compareceram ao evento, que ocorreu na Praça Nove de Julho. Foram arrecadados cerca de 300 brinquedos, doados a oito entidades assistenciais.
Entidades beneficiadas: ABCDown, Olhos D’Alma, Apae, Lar Joana de Angelis, Lar Santo André, Cever, Recanto Menina Luz e Amor Solidário.

Inovando na divulgação

O Natal Encantado contou com uma divulgação em rede, alcançando grande público por conta da variedade de meios de divulgação.

• Blogs: Frisson por Ana Mattos, Jaboticabal by, Cláudia Grotta e Straws
  • Página do Facebook Natal Encantado
  • Outdoor
  • Anúncio impresso em revistas e jornais
  • Anúncio em rádio
  • Anúncio em TV regional (EPTV)
  • Anúncio patrocinado no Facebook
  • Cartaz e wobbler
  • Banner

Lojistas satisfeitos

Em janeiro, o Instituto de Pesquisas de Jaboticabal realizou um levantamento com as lojas participantes da campanha. 90% das empresas que responderam o questionário consideraram que a campanha foi positiva para o estabelecimento, e quase 50% acredita que ela influenciou nas vendas de fim de ano.

Confira o que mais agradou os comerciantes:

• Divulgação da empresa
  • Participação dos clientes
  • Decoração com vasos de jabuticabeiras
  • Brindes e sorteios em Noéis
  • Possibilidade de consumo diversificado
  • Satisfação dos clientes

E o que pode melhorar na campanha futura:

• Prazo de validade dos Noéis
  • Variedade de ruas com decoração
  • Variedade de notas próprias
  • Dificuldade no preenchimento do cupom