InícioJornal Aciaja - Edição 29Unidos para construir uma cidade planejada

Unidos para construir uma cidade planejada

Jaboticabal vem crescendo, atingindo maturidade, robustez e se consolidando como uma das forças de nossa região. Somos subsede regional metropolitana.

Cinco cidades da região de Ribeirão Preto estão na lista das 50 melhores para se envelhecer entre os municípios brasileiros com 50 a 100 mil habitantes, segundo estudo do Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade. Jaboticabal aparece em 12º lugar nesse ranking.

O projeto de Lei nº 703, de 2017, consagra Jaboticabal como Capital do Amendoim do Estado de São Paulo, reconhecendo o potencial produtivo do município e o trabalho árduo dos produtores locais como uma das maiores potências do nosso País.

A Aciaja, atenta às necessidades de melhoria contínua e da incessante renovação, não vem medindo esforços na luta para avançarmos enquanto cidade, empresários e cidadãos de bem. Estamos trabalhando com a gestão atual para melhorar a estrutura dos conselhos da cidade – hoje são 84 conselhos, muitos deles inativos.

Esperamos que Jaboticabal possa ter pelo menos treze conselhos com o objetivo principal de implantar e controlar as políticas públicas DO DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL. Cada conselho representaria as politicas públicas do Plano Diretor, tais como suas seções estabelecida na Lei complementar nº 80 de 09 de outubro de 2006.

• SEÇÃO I – DO PLANEJAMENTO MUNICIPAL
  • SEÇÃO II – DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
  • SEÇÃO III – DA SAÚDE
  • SEÇÃO IV – DA EDUCAÇÃO
  • SEÇÃO V – DO ESPORTE E DO LAZER
  • SEÇÃO VI – DA CULTURA E DO TURISMO
  • SEÇÃO VII – DA DEFESA CIVIL E DA SEGURANÇA PÚBLICA
  • SEÇÃO VIII – DA ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL
  • SEÇÃO IX – DO MEIO AMBIENTE
  • SEÇÃO X – DO SANEAMENTO AMBIENTAL E DA DRENAGEM
  • SEÇÃO XI – DO PLANEJAMENTO RURAL
  • SEÇÃO XII – DO TRANSPORTE E MOBILIDADE URBANA
  • SEÇÃO XIII – ESTRUTURAÇÃO DO SISTEMA VIÁRIO

Com essa sistematização o controle passa a ser mais eficiente e permite que a sociedade organizada passe a participar mais, juntamente com os vereadores e os gestores, para que todos contribuam para os avanços tão necessários e urgentes. Desafios e oportunidades de trabalho aparecem a cada dia. Juntos, unidos, conseguiremos construir com empenho e determinação uma cidade mais planejada de acordo com as necessidades de seus Munícipes.